Da capacidade de resiliência à importância das pessoas: o que 2021 nos ensinou? – Departamento de Marketing

resiliência

Da capacidade de resiliência à importância das pessoas: o que 2021 nos ensinou? – Departamento de Marketing

Resiliência, crescimento e a importância das pessoas foram algumas das ideias que surgiram quando perguntámos à equipa do Departamento de Marketing que lições lhes trouxe o ano que passou.

Se 2020 já tinha sido um ano de desafios, 2021 foi o ano da consolidação, mas sobretudo de crescimento. A capacidade e necessidade de “continuar a caminhar” foi, nalguns testemunhos de forma mais direta que noutros, um sentimento predominante nas respostas de cada Marketeer. No fundo, voltar a este “novo normal”, é uma forma de estar de volta, mesmo que seja ao sítio onde nunca estivemos.

O ano que passou trouxe a certeza que, para se colher o que se semeou, refletir e reajustar é necessário. Perceber o que queremos e onde estamos é essencial na obtenção de resultados que tantas vezes nos pareciam impossíveis. O privilégio de não ter que o fazer sozinho foi fundamental. “Discutir diferentes pontos de vista, partilhar as dificuldades e, às vezes até, as encruzilhadas em que nos encontramos”, é chave para alcançar objetivos. Afinal de contas, uma empresa é feita de pessoas e se mudar pessoas é um processo turbulento e doloroso, é também algo a ser encarado com normalidade. Crescer dói, mas é essencial para que, no final, fiquemos todos num sítio melhor.

Ainda estamos a perceber o que é o “novo normal” e a aprender a confiar na nossa intuição, mas de uma maneira geral, podemos dizer que 2021 foi, para o Departamento de Marketing, um ano em que crescemos, refletimos, nos unimos e, principalmente, o ano em que percebemos que a confiança e os resultados são o nosso maior ativo.

Tags: